Surgimento de animais silvestres cresce 20% na Região Central; saiba como agir se encontrar um

Jacaré da espécie Papo Amarelo capturado nesta sexta-feira (1), no Bairro KM 3, em Santa Maria.Foto: Corpo de Bombeiros

Qual seria a sua reação ao encontrar uma cobra ou um jacaré no pátio de casa? A surpresa nada comum, especialmente para quem vive em áreas urbanas, foi registrada em Santa Maria, Formigueiro e Restinga Sêca em menos de uma semana, deixando alguns moradores apreensivos. Na Região Central, o Corpo de Bombeiros observou aumento de 20% em ocorrências envolvendo animais silvestres nos últimos dois meses. Casos como esses ligam o alerta das autoridades, que defendem a importância desses animais para a manutenção da cadeia alimentar e, consequentemente, o equilíbrio ecológico. Mas, afinal, o que deve ser feito em situações assim? 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

No Rio Grande do Sul, quem trabalha para garantir a proteção e a preservação do meio ambiente é a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Nesses casos, o órgão orienta para a necessidade de agir com calma para garantir a segurança de todos – tanto da pessoa que encontra quanto do animal em questão. 

Conforme a especialista Vanessa Barbisan Fortes, bióloga e professora na Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen, o manuseio desses animais jamais deve ser feito sem orientação profissional. 

– O ideal é sempre chamar os órgãos ambientais para realizar um resgate com segurança, porque, no geral, eles não vão sair por conta própria. Eles são animais mais quietos, então, se eles forem encontrados, dentro de casa, é mais difícil.

O que fazer ao encontrar um animal silvestre?

  • Mantenha a calma e procure manter distância do local;
  • Acione os órgãos responsáveis;
  • Não faça qualquer manuseio com o animal para evitar ataques;
  • Não mate o animal silvestre.

Por que eles têm aparecido com mais frequência na região? 

O surgimento destes animais nos perímetros urbanos acontece por uma série de fatores, entre eles, a mudança climática. O aumento das temperaturas e as fortes chuvas registradas nos últimos meses pode influenciar a movimentação dos animais, que tendem a se deslocar ainda mais neste período do ano:


– Estamos nesse período de chuvas mais intensas e isso favorece que eles se desloquem das áreas onde normalmente viviam. E essa época é uma época de maior movimentação de todos os animais por causa do período reprodutivo. Eu tenho encontrado nos últimos dois meses muitos animais atropelados na estrada, e isso provavelmente está relacionado ao período em que eles buscam encontrar parceiro para reproduzir – explica.

Precisa de ajuda? Entre em contato:

Se houver necessidade de resgate de animal silvestre, a orientação é comunicar a Patrulha Ambiental de Sanra Maria, pelo telefone (55) 3221-7372

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bate-Papo Astronômico irá transmitir o encerramento do Encontro Nacional de Astronomia Anterior

Bate-Papo Astronômico irá transmitir o encerramento do Encontro Nacional de Astronomia

Rua Ernesto Beck tem sentido alterado em trecho no centro de Santa Maria; saiba mais Próximo

Rua Ernesto Beck tem sentido alterado em trecho no centro de Santa Maria; saiba mais

Geral